Como Adicionar Fontes RSS

Várias páginas disponibilizam um ícone de cor laranja geralmente acompanhado de dizeres como RSS ou XML, semelhantes aos que são mostrados na figura abaixo.

Este ícone indica que na página é possível utilizar Feeds de RSS.

A sigla RSS possui mais de um significado: Rich Site Summary, RDF Site Summary ou Really Simple Syndication. Fonte: Wikipedia

RSS é um recurso que permite aos responsáveis pela página divulgarem informações ou notícias através de um arquivo de extensão XML, RSS dentre outros. Este arquivo é chamado de feed RSS.

Para obter informações ou notícias de um site, deve-se utilizar um programa leitor de RSS.

Sua conta 4YouSee possui a funcionalidade Fontes RSS, que age como se fosse um leitor de RSS buscando as notícias para serem exibidas em seu player.

Para cadastrar um feed RSS em sua conta 4YouSee clique em Notícias(1) > Fontes RSS(2) > Adicionar(3).

adc_fonte1.png

adc_fonte2.png

Você verá a tela a seguir:

adc_fonte3.png

Em Nome (1) digite o nome para identificar a fonte RSS em sua conta.

Cole em Endereço de RSS (2) o link do Feed RSS que deseja utilizar.

No campo Template (3) escolha dentre as opções disponíveis o template previamente cadastrado.

Caso seja necessária a criação de um template para ser utilizado com o feed RSS que deseja cadastrar, siga as orientações disponíveis no link abaixo antes de prosseguir.  

 Saiba como criar templates RSS utilizando o 4YouSee Designer

Caso o template esteja criado, porém não foi cadastrado em sua conta 4YouSee siga as orientações do manual abaixo antes de prosseguir.

Saiba como cadastrar templates RSS

Após informar nome, endereço do RSS e template, vamos o texto que será exibido, preenchendo o campo Captura de Texto:

adc_fonte4.png

Ao clicar no campo Captura de texto (4) os elementos do XML que compõem o texto da notícia devem ser carregados automaticamente. Ex.: %titulo, %texto, %data.

Clique sobre o ícone  localizado ao lado da informação que você deseja incluir. Os elementos geralmente selecionados neste campo são %title e %description.

Vamos agora definir a captura de imagem da notícia:

Na Captura de imagem (5) indique o tipo de captura da imagem: nenhuma, expressão regular, nome da tag RSS ou localizar caminho do arquivo.

Escolha Nenhuma caso não queira capturar imagens no feed RSS que está sendo cadastrado.

Na opção Expressão Regular é possível cadastrar uma expressão regular para extrair uma parte do texto, bem como, o endereço ou link da imagem em uma página HTML.

Caso utilize Nome da Tag RSS digite o nome do elemento do XML onde o endereço ou link da imagem está disponível. Ex.: linkfoto ou img.

Na opção Localizar Caminho do Arquivo digite o caminho para um elemento do XML que deseja capturar. Ex.: /channel/item/img

Nos próximos passos vamos definir como as notícias serão exibidas no player e mantidas no 4YouSee Manager:

adc_fonte5.png

No campo Buscar apenas notícias com fotos (6) clique em sim caso queira capturar somente notícias que tenham imagens disponíveis. neste caso as notícias que não possuem imagens serão descartadas.

Em Ativa (7) clique em sim para que a fonte RSS possa ser utilizada, se clicar em não a fonte RSS fica indisponível para utilização.

Em Aprova notícias automaticamente (8) clique em sim se deseja que as notícias sejam baixadas já aprovadas e prontas para serem exibidas no player. Caso queira analisar o conteúdo de cada notícia antes que elas sejam exibidas clique em não. Nesse caso elas serão baixadas com a situação "Aguardando aprovação" e só serão exibidas no player depois que você aprovar. Para saber como aprovar uma notícia veja o artigo Como aprovar notícias

Limite de Registro (9) define o número de notícias que será mantido. O número 0, neste caso, significa que todas as notícias disponíveis serão exibidas.

Em Duração das Notícias (10) digite o número que define a duração das notícias em dias. O padrão de duração das notícias é 1 dia, após o período de duração as notícias serão reprovadas.

adc_fonte6.png

Em Peso (11) selecione o número entre 1 e 10. Este número será utilizado para multiplicar a quantidade de itens da fonte RSS. Quanto maior for o peso a notícia será exibida com mais frequência.

Ex.: Uma notícia que tem peso 10 será exibida com mais frequência que uma notícia que tem peso 1.

Clique em Adicionar e a fonte RSS estará disponível para ser associada a seus players:

O próximo passo agora é associar a fonte RSS recém cadastrada a seu player.

Saiba como vincular uma fonte RSS a um player

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.