Exibindo trânsito ao redor do local com o Google Maps API

Este conteúdo exibe informações do trânsito em tempo real, informando o tempo de deslocamento e a distância entre o local de origem e os locais de destinos. No exemplo abaixo, o ponto de origem é a Praça 7 de Setembro em Belo Horizonte. O mapa também informa se o trânsito está fluindo rapidamente ou se está lento de acordo com as cores descritas no rodapé. 

10.png   

Para utilizar este conteúdo é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Gerar uma chave da API do Google Maps
  2. Fazer o download do template do Google Maps
  3. Adicionar o template no Manager
  4. Criar uma fonte RSS
  5. Adicionar uma notícia

1. Gerando uma chave de API do Google Maps

Verifique os custos de utilização do Google Maps API.

É necessário ter uma conta do Google para efetuar o processo de criação desta chave. Para criar uma conta de e-mail do Gmail acesse: Crie uma conta do Gmail

Com sua conta do Gmail aberta, abra uma nova aba e acesse a URL abaixo:

Google APIs

Faça login e depois clique em Selecione um projeto, em seguida clique em Novo Projeto, conforme abaixo.
Defina um nome para o seu projeto, como por exemplo Google Maps. Preencha as outras informações solicitadas e clique em Criar.

 

Agora vamos ativar o Maps JavaScript API, Distance Matrix API e o Geocoding API.

Clique no menu APIs e Serviços, em seguida clique em Biblioteca. Pesquise por Maps JavaScript API e no resultado selecione Maps JavaScript API . Clique em Ativar conforme o exemplo abaixo. Faça o mesmo procedimento para Distance Matrix API e o Geocoding API.

 

Vamos criar uma Credencial para obter uma chave de API. Na tela inicial do Google Cloud Platform, selecione o Menu APIs e Serviços(1) e em seguida clique em Credenciais(2).

1.png

 

Clique em + CRIAR CREDENCIAIS e em seguida clique em Chave de API.

2.png

 

Clique no ícone de copiar (1) para copiar sua Chave de API e armazene esta chave pois iremos utilizá-la na criação da notícia no Manager.

Por segurança, vamos restringir essa chave para ser utilizada somente no uso do Maps JavaScript API, Distance Matrix API e o Geocoding API . Para isso, clique em RESTRINGIR CHAVE(2). 3.png

Em Restrições da API, clique em Restringir chave, selecione Maps JavaScript API, Distance Matrix API e o Geocoding API e clique em Salvar, conforme o exemplo abaixo:

     

2. Download do template

Solicite ao time de Suporte o template através do e-mail suporte@4yousee.com.br. Enviaremos um orçamento e caso aprovado, o template será disponibilizado.

3. Adicionar o template no Manager  

O próximo passo é adicionar o template em sua conta. Siga as orientações da documentação abaixo para fazer o cadastro deste template em sua conta 4YouSee.

Saiba como adicionar templates

 4. Criar uma fonte RSS

Para criar uma Fonte RSS, acesse o menu Feed de notícias e em seguida clique em Fontes RSS. Na próxima tela clique em Adicionar, conforme abaixo:

Agora preencha os campos conforme a imagem abaixo. Lembre-se de selecionar o template adicionado no passo 3.

11.pngObs.: Para adicionar os campos do template, marque a opção Notícias serão inseridas manualmente e em seguida insira o nome do campo e clique no botão . Serão adicionados 6 nomes: origem, destino1, destino2, destino3, chave e tempo_noticia.

5. Adicionar uma noticia

Para criar uma Notícia, acesse o menu Feed de notícias e em seguida clique em Notícias. Na próxima tela clique em Adicionar, conforme abaixo:

No campo Fonte, localize o nome da Fonte RSS criada no passo 4 e preencha os campos origem, destino1, destino2, destino3, chave e tempo_noticia. Em seguida clique no botão Adicionar.

Obs.: A chave conseguimos no inicio desta documentação, no passo 1. O tempo_noticia é o tempo em segundos de duração da exibição desta notícia no player.

12.png

Pronto! Agora basta vincular esta Fonte RSS ao seu player para que essas informações sejam exibidas. Caso tenha dúvidas em como vincular, clique ne: Como Vincular Fontes RSS a um Player

 

Carregar o Template como Conteúdo

Este passo é opcional (válido apenas para players Windows ou Linux). Caso você queira escolher a posição na playlist para exibir as informações do Google Maps, é necessário carregar o template como conteúdo.

Para carregar o template como conteúdo dinâmico, utilize o template baixado no passo 2 e siga as instruções da documentação Como adicionar conteúdo dinâmico e lembre-se das seguintes considerações:



      • Escolha o Fonte RSS criada no passo 4.
      • Defina a duração da exibição do mapa na tela, ou seja, por quanto tempo as informações do mapa permanecerão na tela, de acordo com seu critério.

Agora basta colocar este conteúdo na Playlist assim como qualquer outro conteúdo, como vídeos e imagens por exemplo.

Qualquer dúvida, entre em contato com o suporte através do e-mail suporte@4yousee.com.br.

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.