Utilização e configuração da fonte de notícias G1

O G1 disponibiliza notícias de categorias diversas, dentre elas: economia, educação, loterias, notícias regionais.

Para visualizar a lista completa de categorias acesse https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/11/siga-o-g1-por-rss.html

Para configurar uma fonte de notícias do G1 acesse a tela Fontes RSS, a partir do menu Notícias(1) > Fontes RSS(2). A tela de inclusão de fontes RSS será exibida:

baixar_noticia1.png

Na tela que será exibida clique sobre o botão Adicionar, localizado no canto superior direito.

 

g1_1.png

 

Inicialmente preencha o Nome da Fonte (1) e o campo Endereço do RSS (2). O endereço do RSS deve ser preenchido com um endereços disponibilizados no link mencionado. Por exemplo, se você deseja configurar a fonte G1 Brasil o campo deve ser preenchido com o endereço http://g1.globo.com/dynamo/brasil/rss2.xml.

A seguir selecione o Template (3). O 4YouSee Manager já disponibiliza um template para a fonte G1. Localize na lista o template com o nome G1 - Notícias da Globo. Se preferir, você também pode criar seu próprio template.

Área de Visualização(4) você define se essa fonte de notícia vai aparecer somente como fonte, como área de Layout ou para ambas.

Clique sobre o campo Captura de Texto (5) para visualizar e selecionar o campo onde estará disponível o texto da notícia.

No endereço da fonte as notícias estão registradas em um arquivo no formato XML, que é organizado em tags. Cada tag possui informação como título da notícia, texto, imagem.

Ao clicar sobre o campo texto você verá opções iguais às da imagem a seguir:

Na fonte G1 são disponibilizadas as informações title (título da notícia), link (endereço da imagem da notícia) e description (texto detalhado). No nosso caso vamos selecionar o campo title, que corresponde ao título da notícia, informando o assunto de forma clara, com um texto em tamanho ajustado à tela.

Observação: No caso do G1 selecionamos o campo title, mas cada fonte disponibiliza suas próprias tags e as informações podem variar.

g1_2.png

A seguir vamos escolher se as notícias devem possuir fotos. Veja os campos na tela abaixo:

Caso você não queira que as notícias tenham imagem, no campo Captura de imagem (6) selecione a opção Nenhuma. Caso contrário, selecione a opção Expressão regular.

No campo Expressão regular (7) digite esta informação:

media:content/@url

Observação: Há várias formas de captura de imagens. No caso do G1 estamos selecionando Expressão regular, mas em outras fontes a captura de imagens pode ser diferente.

O campo Buscar apenas notícias com fotos (8) indica se apenas notícias que possuem fotos devem ser disponibilizadas. Caso você selecione Não, as notícias serão exibidas no player mesmo que não tenham uma imagem.

Após definição de texto e imagem da notícia configure número de exibições e duração das notícias. 

O campo Ativa (8) indica se a fonte RSS está ativa. O 4YouSee disponibiliza notícias de uma fonte somente se ela estiver ativa.

O campo Limite de Registros (10) indica quantas notícias da fonte devem ser baixadas. As notícias registradas são sempre as mais atuais disponibilizadas pela fonte, na quantidade selecionada nesse campo. Se você quiser que todas as notícias da fonte sejam disponibilizadas preencha esse campo com o valor 0.

O campo Duração das notícias (10) indica o número de dias em que as notícias ficarão disponíveis. Após o tempo de duração a notícia é reprovada e não é mais exibida no player.

O campo Peso (10) indica a frequência em que as notícias dessa fonte serão exibidas em relação às notícias de outras fontes. Por exemplo, se a fonte G1 possui peso 10 significa que a cada notícia de outra fonte serão exibidas 10 notícias do G1.

Após preenchimento dos campos clique no botão Adicionar (11) e sua fonte estará configurada. Para ver as notícias exibidas na tela basta associar a fonte ao player.

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.